18.7 C
Kóka
sexta-feira, 11 outubro, 2024 5:10: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Grupo terrorista Hamas ainda possui munições suficientes para meses de confronto com Israel

Agências de inteligência dos EUA estimam que o grupo palestino Hamas mantém arsenal capaz de continuar atacando Israel e as forças israelenses na Faixa de Gaza.

Washington, EUA — 22 de janeiro de 2024 – O grupo palestino Hamas ainda possui um estoque significativo de munições, o que o capacita a continuar os ataques contra Israel e as forças israelenses na Faixa de Gaza por meses, de acordo com estimativas de agências de inteligência dos Estados Unidos, conforme reportado pelo Wall Street Journal em um artigo publicado no domingo (21).

O relatório destaca que as agências de inteligência dos EUA também estimam que o Hamas contava com até 30.000 combatentes antes do início do conflito, com 20 a 30 por cento deles mortos pelas forças israelenses desde então. O número, segundo o artigo, “ainda não atingiu a meta de Israel de destruir o grupo e demonstra sua resiliência”.

Um oficial dos EUA foi citado no artigo, afirmando que os Estados Unidos estimam que cerca de 11.000 militantes foram feridos e que “muitos deles poderiam eventualmente retornar ao campo de batalha”.

Outro artigo, também publicado pelo Wall Street Journal no domingo, relata que “Estados Unidos, Egito e Catar estão pressionando Israel e o Hamas a aderirem a um processo diplomático faseado” que eventualmente levaria ao fim da guerra em Gaza, de acordo com diplomatas envolvidos nas mediações.

O artigo menciona uma proposta de plano de três fases, com uma pausa nos combates durante um número não especificado de dias. A primeira fase envolveria a libertação de todos os reféns civis israelenses pelo Hamas e a libertação de centenas de prisioneiros palestinos por Israel, juntamente com a retirada das forças israelenses das cidades e vilas de Gaza, além do aumento da ajuda humanitária para o enclave.

A segunda fase contemplaria a libertação de soldados israelenses do sexo feminino e a entrega de corpos por parte do Hamas, enquanto Israel liberaria mais palestinos. A terceira fase, de acordo com autoridades egípcias, envolveria a libertação de soldados israelenses e homens em idade militar considerados soldados pelo Hamas, ao mesmo tempo em que algumas forças israelenses se reposicionariam fora das fronteiras atuais da Faixa de Gaza.

Pessoas informadas sobre as negociações afirmam que as discussões estão “programadas para continuar no Cairo nos próximos dias”. No entanto, permanece incerto se as negociações alcançarão uma resolução.

Enquanto isso, Israel prossegue com sua ofensiva militar em Khan Younis e outras partes de Gaza neste domingo (21). Terrorista do Hamas relatam 178 mortes nas últimas 24 horas, elevando o número total para 25.105.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img