Washington, D.C., EUA – 12 de janeiro de 2024 – Em um movimento que desperta atenção internacional, o chefe do Departamento de Ligação Internacional do Partido Comunista Chinês, Liu Jianchao, realizou uma visita oficial aos Estados Unidos, encontrando-se com o Assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Jon Finer, na última quarta-feira (10). A reunião ocorreu a apenas três dias da eleição presidencial em Taiwan, marcada para o próximo sábado (13).
Durante o encontro, Liu Jianchao reiterou a posição oficial da China, afirmando que Taiwan é parte integrante do território chinês. A visita de um alto funcionário chinês aos Estados Unidos neste momento estratégico levanta questionamentos sobre as dinâmicas políticas e as relações sino-americanas, especialmente em meio à sensibilidade do período pré-eleitoral em Taiwan.
Enquanto isso, Alexander Yui, o novo representante de Taiwan nos Estados Unidos, se reuniu na terça-feira (9), com o Presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Mike Johnson. Em seu primeiro encontro desde assumir o cargo em dezembro passado, Yui enfatizou os valores compartilhados de liberdade e democracia entre as duas nações. Ele expressou otimismo em relação ao fortalecimento contínuo das relações entre os EUA e Taiwan.
A visita de Liu Jianchao aos EUA e as interações diplomáticas em curso entre Taiwan e os Estados Unidos destacam a complexidade das relações políticas na região e a delicada situação antes da eleição taiwanesa. Observadores internacionais estão atentos às ramificações dessa visita e como ela pode influenciar o cenário político em Taiwan, bem como as relações entre China e Estados Unidos.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















