Washington, D.C., EUA – 15 de dezembro de 2023 – Um alto oficial sul-coreano levantou preocupações sobre a possibilidade de a Coreia do Norte realizar o lançamento de um míssil balístico intercontinental (intercontinental ballistic missile – ICBM) ainda neste mês. O Vice-Conselheiro de Segurança Nacional, Kim Tae-hyo, fez o comentário durante uma entrevista a um veículo de mídia sul-coreano nos Estados Unidos na quinta-feira.
Durante sua visita aos EUA para participar de uma reunião do Grupo Consultivo Nuclear, onde Estados Unidos e Coreia do Sul discutem o compartilhamento de informações sobre operações de forças nucleares, Kim destacou a necessidade de vigilância e preparação diante da possibilidade de um lançamento de ICBM pela Coreia do Norte.
O veículo de mídia sul-coreano informou que autoridades dos EUA e da Coreia do Sul devem abordar os movimentos relacionados a ICBMs durante a reunião bilateral. Kim Tae-hyo salientou que a dissuasão estendida é uma maneira eficaz de prevenir um possível ataque nuclear norte-coreano e de responder imediatamente a qualquer engano por parte do regime de Pyongyang. Ele enfatizou o compromisso de Seul e Washington em fortalecer a dissuasão contra a Coreia do Norte.
Além disso, Kim anunciou que um mecanismo que permitirá à Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão compartilhar rapidamente informações sobre os lançamentos de mísseis norte-coreanos está quase completo. Ele afirmou que um anúncio oficial sobre esse mecanismo é esperado até o final do ano. A medida visa fortalecer a capacidade de resposta e coordenação entre os aliados em meio à crescente tensão na península coreana.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am