8 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/23  4:45
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Líderes do Japão e ASEAN discutem segurança e cooperação econômica em cúpula especial

Primeiro-ministro japonês destaca desafios globais e busca iniciativas concretas de cooperação com nações do Sudeste Asiático. Ano marca 50 anos de amizade e colaboração entre Japão e ASEAN.

Tóquio, Japão – 17 de dezembro de 2023 – Neste domingo (17), líderes do Japão e da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) se reuniram em uma cúpula especial em Tóquio para discutir uma ampla gama de temas, desde segurança até cooperação econômica. A reunião marca o aniversário de 50 anos de amizade e colaboração entre a nação japonesa e os membros da ASEAN.

Na abertura do encontro, o Primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, destacou que o mundo enfrenta um momento crucial na história, ressaltando que a ordem internacional livre e aberta, baseada no estado de direito, está sendo desafiada. Ele enfatizou a complexidade dos desafios globais, como as mudanças climáticas e a desigualdade, expressando a esperança de realizar discussões francas com seus parceiros da ASEAN para desenvolver iniciativas concretas de cooperação.

A sessão da manhã abordou questões de segurança e assuntos regionais. Os líderes, provavelmente, trocaram opiniões sobre o fortalecimento da cooperação em segurança, incluindo a possibilidade de fornecimento de equipamentos de defesa e exercícios conjuntos. O aumento das atividades marítimas da China foi, aparentemente, considerado nesse contexto.

Na parte da tarde, está prevista a discussão sobre colaboração econômica, culminando na emissão de uma declaração conjunta e outros documentos resultantes da cúpula.

O ano de 2023 marca meio século de uma parceria sólida entre o Japão e a ASEAN, e observadores apontam que Kishida busca fortalecer ainda mais essa colaboração, construída para manter a paz e a estabilidade na região. A expectativa é que a cúpula contribua para definir direções claras e iniciativas para o futuro dessa parceria estratégica.