Palawan, Filipinas – 4 de dezembro de 2023 – A tensão no Mar do Sul da China aumenta à medida que as Filipinas alertam sobre a concentração de mais de 130 navios chineses em sua Zona Econômica Exclusiva (ZEE). Manila e Pequim têm reivindicações concorrentes sobre as águas disputadas.
No domingo (3), a Guarda Costeira Filipina anunciou a descoberta das embarcações chinesas ancoradas próximo a um recife de coral nas Ilhas Spratly, a mais de 300 quilômetros a oeste da ilha filipina de Palawan.
As Filipinas afirmam que as águas ao redor do recife fazem parte de sua ZEE, mas Pequim mantém o controle de fato da região.
Vídeo divulgados pela guarda costeira mostram grandes navios equipados com o que parecem ser guindastes.
No sábado (2), duas embarcações de patrulha filipinas realizaram rondas na área e alertaram os navios chineses a deixarem a região. No entanto, as autoridades filipinas afirmam que as embarcações chinesas recusaram as ordens.
As Filipinas suspeitam que os navios chineses possam estar transportando pessoal da milícia marítima.
O país mantém sua vigilância, afirmando que o número de navios chineses na região tem aumentado desde o mês passado.
Em março de 2021, as Filipinas avistaram mais de 200 navios chineses na mesma área, resultando em um protesto de Manila junto a Pequim na época.
A comunidade internacional observa com atenção a escalada das tensões no Mar do Sul da China, enquanto as Filipinas buscam soluções diplomáticas para a disputa territorial que ameaça a estabilidade na região.
- EUA pedem que aliados ampliem gastos com defesa - 7 de dezembro de 2025 7:58 pm
- Grande erupção atinge vulcão Kilauea no Havaí - 7 de dezembro de 2025 7:48 pm
- Takaichi visita região atingida por terremoto em 2024 - 7 de dezembro de 2025 7:43 pm
















