12 C
Kóka
sexta-feira, 2024/03/01  6:22
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Felipe Gomide mostra álbum Forrobodó Oriental

Felipe Gomide, entre a rabeca e o pífano, cria pontes musicais no álbum Forrobodó Oriental. Em meio a diferentes épocas, povos e culturas, obra valoriza elementos da musicalidade brasileira, enriquecida pelas escalas, ritmos e instrumentos dos povos orientais.

Felipe Gomide, entre a rabeca e o pífano, cria pontes musicais no álbum Forrobodó Oriental. Em meio a diferentes épocas, povos e culturas, obra valoriza elementos da musicalidade brasileira, enriquecida pelas escalas, ritmos e instrumentos dos povos orientais.

O rabequeiro paulistano Felipe Gomide apresenta o álbum Forrobodó Oriental. Com quatro faixas já lançadas, o projeto predominantemente instrumental mergulha nas fusões entre manifestações regionais brasileiras, como o forró e o côco, com a magia da música oriental, desenvolvida pelos povos árabes, turcos, ciganos e persas. O disco chega às plataformas digitais no dia 08/12, sexta-feira. Ouça em sua plataforma preferida.

Com uma formação inusitada, a banda que compõe o disco conta com instrumentos orientais como derbake e riqq, ao lado de zabumba, pandeiro, triângulo e agogôs. As melodias são construídas com rabeca e pífano, que passeiam ao lado do alaúde, do clarinete turco e da flauta nay, tendo a viola caipira e sanfona como principais harmonias, e o souzafone nos graves.

Forrobodó Oriental conta ainda com participações musicais de peso, como o multi-instrumentista, Carlos Malta, o pianista, Henrique Gomide (Caixa Cubo), e o sanfoneiro Gabriel Levy. Também participaram do projeto as cantoras Janayna Pereira e Katerina Douka (Grécia), além de diversos músicos renomados na cena instrumental brasileira, como Nathanael Sousa, Guegué Medeiros e Ricardo Barros.

O projeto é fruto de mais de 15 anos de pesquisas, estudos, imersões e viagens do compositor, que também é fundador dos coletivos; Bloco de Pífanos de São Paulo e Curso Livre de Rabeca, além de anos de carreira artística, como rabequeiro, em grupos de referência no forró pé-de-serra e na música oriental, como Xaxado Novo e Orkestra Bandida.

Forrobodó Oriental aproxima essas linguagens, criando pontes musicais entre diferentes épocas, povos e culturas, valorizando elementos da musicalidade brasileira, enriquecida pelas escalas, ritmos e instrumentos dos povos orientais.

Créditos foto de capa: Paulo Vitale

Acompanhe Felipe Gomide nas redes sociais:

Site

Instagram

Spotify

Youtube

TikTok

Capa por Renato Zechetto

ÁLBUM | CAPA | FOTOS | FICHA TÉCNICA

Imprensa:

Da Lira Cultural

Flora Miguel: floramiguel.assessoria@gmail.com

+55 11 9 5323 2999

Lívia Mello: jornalistaliviamello@gmail.com

+55 11 9 9666-6137

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)