Washington, EUA – 27 de dezembro de 2023 – O Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, anunciou na segunda-feira (25), que as forças americanas realizaram ataques em instalações no Iraque, utilizadas por grupos terroristas apoiados pelo Irã. Os ataques foram uma resposta às agressões desses grupos contra tropas dos EUA na região.
Em comunicado, Austin afirmou que “as forças militares dos EUA realizaram ataques necessários e proporcionais em três instalações usadas por Kataib Hezbollah e grupos afiliados no Iraque.” Ele destacou que esses ataques precisos são uma resposta a uma série de agressões contra pessoal americano no Iraque e na Síria, perpetuadas por milícias patrocinadas pelo Irã.
O Secretário de Defesa informou que três membros das forças americanas ficaram feridos em um ataque desses grupos à Base Aérea de Erbil, no Iraque, na segunda-feira (25), sendo que um deles está em estado crítico.
Austin enfatizou que não hesitará em tomar as medidas necessárias para defender os Estados Unidos, suas tropas e seus interesses. A porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Adrienne Watson, acrescentou que militares americanos foram alvo de um ataque de drone no norte do Iraque na segunda-feira.
Os grupos terroristas apoiados pelo Irã têm realizado ataques contra bases americanas no Iraque desde o início da recente onda de violência entre Israel e terroristas do Hamas. Nas redes sociais, essas milícias afirmam que o ataque com drone contra a base americana é uma demonstração de resistência à presença do que chamam de forças de ocupação dos EUA no Iraque e uma retaliação pelos ataques de Israel na Faixa de Gaza. Prometem continuar os ataques contra as forças americanas.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am