Pyongyang, Coreia do Norte – 4 de dezembro de 2023 – A Coreia do Norte anunciou no domingo (3), que a nova unidade designada para operar o satélite de reconhecimento lançado no mês passado iniciou oficialmente suas atividades em Pyongyang. Segundo o jornal oficial do Partido dos Trabalhadores, Rodong Sinmun, a missão foi atribuída ao gabinete de operação de satélites de reconhecimento no Centro de Controle Geral de Pyongyang da Administração Nacional de Tecnologia Aeroespacial, conhecida como NATA.
De acordo com o periódico, as informações coletadas pelo satélite serão disponibilizadas para “grandes unidades” responsáveis pela dissuasão de guerra, bem como para o Gabinete Geral de Reconhecimento do Exército Popular Coreano.
Anteriormente, Pyongyang afirmou que o satélite havia capturado imagens em caráter experimental da Casa Branca e do Pentágono, além da Base Aérea Kadena dos Estados Unidos na província de Okinawa, sudoeste do Japão, e bases americanas na Coreia do Sul e Guam.
O Ministério da Defesa da Coreia do Norte declarou que espera que a dissuasão de guerra do país adquira uma “postura militar mais perfeita”.
Observadores internacionais interpretam a missão do satélite como parte dos esforços da Coreia do Norte para intensificar o monitoramento das atividades de Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul, aprofundando as preocupações sobre a segurança na região. O anúncio eleva ainda mais as tensões geopolíticas na península coreana e seus arredores.
- Frio intenso provoca falta de água em resort de Hakone - 11 de fevereiro de 2026 2:00 am
- Japão apresenta análise de detritos nucleares de Fukushima - 11 de fevereiro de 2026 1:55 am
- EUA transferirão comando de dois postos da OTAN a europeus - 11 de fevereiro de 2026 1:51 am
















