Dubai, Emirados Árabes Unidos – 01 de dezembro de 2023 – Delegados da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) formalizaram um acordo para estabelecer regras de operação para um fundo destinado a auxiliar países em desenvolvimento especialmente vulneráveis aos efeitos adversos das mudanças climáticas.
O acordo histórico foi alcançado nesta quinta-feira (30), primeiro dia da COP28 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A criação do fundo de “perdas e danos” foi decidida na COP27 no ano passado.
Durante os primeiros quatro anos, o fundo será hospedado pelo Banco Mundial, e as nações desenvolvidas e outras partes interessadas comprometerão recursos de forma voluntária.
Até o momento, os Emirados Árabes Unidos, Alemanha, Japão e outras nações anunciaram um compromisso total de 420 milhões de dólares para o fundo.
Sultan Ahmed Al Jaber, Ministro da Indústria e Tecnologia Avançada dos Emirados Árabes Unidos e presidente da COP28, afirmou, em uma coletiva de imprensa, que o acordo é histórico, destacando que alcançar um marco tão significativo no primeiro dia de uma COP é sem precedentes.
As reuniões de cúpula de dois dias começarão na COP28 nesta sexta-feira (1), com o Primeiro-Ministro Japonês, Kishida Fumio, e outros líderes mundiais programados para discursarem.
A conferência também proporciona uma oportunidade de avaliar o progresso coletivo dos países e demais partes interessadas em relação às metas estabelecidas no Acordo de Paris. Esta avaliação, conhecida como “revisão global”, ocorre a cada cinco anos.
- Zelenskyy avança negociações com EUA para compra de armas - 29 de setembro de 2025 8:13 am
- Pânico em comício na Índia deixa ao menos 36 mortos - 29 de setembro de 2025 8:07 am
- Ex-ministro chinês é condenado à morte por corrupção - 29 de setembro de 2025 3:55 am