Pequim, China – 06 de dezembro de 2023 – A China acusou a Marinha dos Estados Unidos de violar sua soberania durante uma manobra no Mar do Sul da China, enquanto os EUA afirmam que a operação era rotineira e ocorreu em águas internacionais.
O Comando do Teatro Sul da China afirmou na segunda-feira (4), que o USS Gabrielle Giffords entrou ilegalmente nas águas ao redor do Recife Second Thomas, nas Ilhas Spratly, sem permissão da China. Tanto a China quanto as Filipinas reivindicam território próximo ao recife.
O porta-voz do comando acusou os EUA de perturbar deliberadamente a situação no Mar do Sul da China, violando seriamente a soberania e segurança da China, e minando a paz e estabilidade regional.
Um porta-voz da 7ª Frota da Marinha dos EUA disse à NHK que o “USS Gabrielle Giffords estava conduzindo operações de rotina em águas internacionais no Mar do Sul da China, conforme a lei internacional. Todos os dias, a 7ª Frota dos EUA opera no Mar do Sul da China, como tem feito há décadas.”
O porta-voz da frota também afirmou: “Não seremos dissuadidos de continuar trabalhando ao lado de nossos aliados e parceiros em apoio à nossa visão compartilhada de um Indo-Pacífico livre e aberto.”
Durante a cúpula em novembro, o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente chinês, Xi Jinping, concordaram em retomar as negociações bilaterais entre os ministros da Defesa.
- Governador e prefeito de Osaka renunciam para impulsionar plano metropolitano - 14 de janeiro de 2026 6:15 am
- Incêndio avança em Yamanashi e já destrói mais de 160 hectares - 14 de janeiro de 2026 6:12 am
- Universidade Waseda cancela matrícula de alunos por fraude no TOEIC - 14 de janeiro de 2026 6:07 am

