Taipei, Taiwan – 16 de dezembro de 2023 – Autoridades judiciais em Taiwan detiveram o chefe de um órgão administrativo local em um caso em que dezenas de funcionários são suspeitos de terem sido entretidos por autoridades chinesas, a apenas um mês das eleições presidenciais em Taiwan.
O Ministério Público do Distrito de Keelung, em Taiwan, informou que mais de 30 pessoas, incluindo chefes de comunidades locais na cidade de Keelung, viajaram para a província de Shandong, na China, em novembro. Quase todas as despesas da viagem, segundo fontes, foram pagas por pessoas na China.
Fontes afirmam que, durante uma recepção, autoridades chinesas chamaram o maior partido de oposição de Taiwan, o Kuomintang, e pediram aos participantes taiwaneses que apoiassem o partido.
Na quinta-feira (14), os promotores detiveram um dos chefes por violar a lei eleitoral de Taiwan, pois suspeita-se que ele tenha organizado a viagem a pedido das autoridades chinesas.
Descobriu-se que chefes de comunidades locais em toda Taiwan foram entretetidos na China. O governo do Partido Progressista Democrático acredita que as autoridades chinesas visam influenciar os eleitores em Taiwan conquistando esses funcionários.
A Comissão Central de Eleições de Taiwan publicou a lista de candidatos às eleições presidenciais na sexta-feira (15), com a campanha oficial programada para começar no dia seguinte.
Um funcionário sênior da comissão alertou os eleitores para ficarem atentos a informações incorretas ou falsas sobre a eleição postadas online.
- Austrália destaca acordo histórico com Japão por novos navios - 6 de agosto de 2025 2:39 am
- BOJ alerta para riscos de alta nos juros de títulos públicos - 6 de agosto de 2025 2:35 am
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am