Feodosiia, Crimeia – 27 de dezembro de 2023 – A Ucrânia anunciou nesta terça-feira (26), que suas forças destruíram um grande navio de desembarque da Frota do Mar Negro da Rússia na Crimeia. O ataque, que teria atingido o navio Novocherkassk, ocorreu no porto de Feodosiia durante a noite, de acordo com a Força Aérea Ucraniana. A região da Crimeia foi anexada, unilateralmente, por Moscou em 2014, resultando em tensões contínuas.
O comandante da Força Aérea, Mykola Oleshchuk, divulgou um vídeo nas redes sociais, alegando que as imagens mostram a explosão causada pelo ataque ucraniano. Oleshchuk afirmou que a frota russa está encolhendo, citando a destruição do cruzador Moskva, o navio-almirante da Frota do Mar Negro da Rússia, em abril de 2022.
A agência de notícias estatal russa citou o Ministério da Defesa afirmando que o navio de desembarque russo foi danificado devido ao ataque ucraniano. Sergei Aksyonov, o chefe da Crimeia nomeado pela Rússia, relatou nas redes sociais que o ataque causou um incêndio, resultando na morte de uma pessoa e ferindo outras duas.
O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, informou ao presidente Vladimir Putin na segunda-feira (25), que suas forças assumiram o controle de Maryinka, na região ucraniana de Donetsk. Putin destacou que o resultado proporciona às forças militares um espaço operacional mais amplo.
Um porta-voz militar ucraniano negou a alegação russa de capturar Maryinka, intensificando as tensões em uma região já instável.
- X volta a falhar e deixa utilizadores sem acesso em vários países - 17 de janeiro de 2026 2:14 am
- Dançarinas de quimono celebram tradição sob neve em Aomori - 17 de janeiro de 2026 12:01 am
- Narita volta a registrar fluxo internacional pré-pandemia - 16 de janeiro de 2026 11:20 pm
















