Acredita-se que as forças russas estejam se preparando para lançar outro grande ataque a Avdiivka, uma fortaleza ucraniana na região de Donetsk, no leste do país.
Um analista diz que a ação faz parte de um plano do presidente Vladimir Putin para aumentar a ofensiva russa antes da eleição presidencial marcada para março próximo.
Um grupo de reflexão dos EUA, o Institute for the Study of War, disse na sexta-feira (3), que “as forças russas estão se preparando para uma terceira série de ataques maiores perto de Avdiivka”.
Yury Fedorov, especialista em segurança e estratégia nuclear da Rússia, disse à NHK que o país está tentando criar as condições necessárias para atingir o objetivo estratégico de Putin de ocupar toda a região de Donetsk.
Ele indicou que as forças russas estão aumentando sua ofensiva em vista da próxima eleição presidencial.
Fedorov diz que não será ideal para Putin começar a fazer campanha para a eleição presidencial antes que a Rússia vença a guerra.
Ele disse que, mesmo que a Rússia tome Avdiivka, precisará de muito mais tropas para avançar além desse ponto, de modo que Avdiivka provavelmente será a última cidade que tentará tomar.
As forças russas lançaram ataques maciços de drones novamente na sexta-feira, causando danos em uma grande extensão de terra.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse nas mídias sociais: “Com a aproximação do inverno, os terroristas russos tentarão causar mais danos. Nós estaremos revidando”.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















