O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte criticou os comentários do Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, que expressou preocupação com a crescente cooperação militar entre o Norte e a Rússia.
Blinken conversou com seu colega sul-coreano na quinta-feira (9). Ele disse que compartilhavam “profundas preocupações” de que a cooperação militar entre a Coreia do Norte e a Rússia é uma violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU e representa uma séria ameaça ao mundo.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte respondeu divulgando uma declaração por meio da mídia estatal no sábado (11).
Ele disse: “Os comentários irresponsáveis e provocativos de Blinken apenas aumentam a perigosa tensão política e militar na península coreana e na região”.
A declaração também disse: “Os EUA devem se acostumar com a nova realidade” das relações entre a Coreia do Norte e a Rússia.
E acrescentou: “Não importa o que os outros digam, as relações de amizade e cooperação” entre a Coreia do Norte e a Rússia “se fortalecerão constantemente”.
A declaração também sugere que a Coreia do Norte pretende buscar laços mais estreitos com a China. Isso indica que Pyongyang pretende combater os Estados Unidos por meio da cooperação trilateral com a China e a Rússia.
- Eufrásia Neres é destaque no Sons do Brasil 522 - 29 de abril de 2025 9:08 am
- Putin agradece tropas da Coreia do Norte por apoio militar - 29 de abril de 2025 8:06 am
- Japão pede remoção total das novas tarifas de Trump - 29 de abril de 2025 6:29 am