Tóquio, província de Tóquio, Japão, 29 de abril de 2025, Kyodo News – O principal negociador do Japão nas conversas tarifárias com os Estados Unidos afirmou que continuará pressionando a administração do presidente Donald Trump para reconsiderar as novas tarifas impostas ao país, durante a segunda rodada de negociações.
O ministro japonês da Revitalização Econômica, Akazawa Ryosei, deve partir para os Estados Unidos para se reunir com o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, em Washington, a partir de quinta-feira (1º).
Antes da viagem, Akazawa declarou à imprensa que o Japão está exigindo firmemente a remoção de todas as novas tarifas e que essa posição permanece inalterada. O ministro afirmou que este é seu principal objetivo e que não há espaço para concessões.
Akazawa destacou que busca um acordo que seja aceitável para ambos os países e pretende direcionar as negociações para iniciativas de investimento e outros projetos econômicos, deixando os temas tarifários em segundo plano.
Autoridades do governo japonês ressaltaram que o investimento maciço do Japão tem contribuído para a criação de empregos nos Estados Unidos e que esforços concretos foram feitos para reduzir o déficit comercial entre os dois países.
O ministro Akazawa acrescentou que não há dúvidas de que o Japão é um país especial para os Estados Unidos e merece ser tratado como um modelo de parceria.
- Pavilhão Brasil na Expo 2025 Osaka tem café brasileiro - 19 de maio de 2025 3:54 am
- Tornados nos EUA deixam 27 mortos e causam destruição - 19 de maio de 2025 1:56 am
- Explosão atinge clínica de fertilidade na Califórnia - 19 de maio de 2025 1:44 am