Moscou, Rússia, 30 de novembro de 2023 – O Presidente Russo, Vladimir Putin, justificou a invasão russa na Ucrânia e apelou à unidade nacional durante um grande encontro conservador realizado em Moscou. Ao mesmo tempo, a Ucrânia anunciou a derrubada de drones iranianos e mísseis, enquanto a defesa russa reportou a frustração de um ataque de drone ucraniano.
Putin participou, virtualmente, da sessão plenária do World Russian People’s Council, organizado pela Igreja Ortodoxa Russa e outros. Ele enfatizou que o grande povo russo, composto por russos, bielorrussos e ucranianos, é uno. O presidente afirmou que “qualquer tentativa de semear discórdia interétnica e inter-religiosa para dividir nossa sociedade é uma traição” e declarou que “não permitiremos que ninguém divida a Rússia”.
Enquanto isso, a Força Aérea da Ucrânia anunciou a derrubada de 21 drones de fabricação iraniana e dois mísseis sobre a região oeste de Khmelnytskyi, Kyiv, Odesa e outras áreas. A defesa russa também informou que um ataque de drone ucraniano foi frustrado ao sul de Moscou na manhã de quarta-feira.
O chefe da Igreja Ortodoxa Russa, Patriarca Kirill, reiterou seu apoio a Putin em seu discurso no evento. Observadores destacam que Putin assegurou o respaldo da igreja, que exerce forte influência sobre a sociedade russa, antes do anúncio esperado de sua candidatura no próximo mês para as eleições presidenciais marcadas para março.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am