O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, reafirmou com seu colega da Malásia que as duas nações fortalecerão sua cooperação em segurança.
Kishida se reuniu com Anwar Ibrahim no gabinete do primeiro-ministro da Malásia, próximo à capital Kuala Lumpur, por cerca de duas horas no domingo (5).
Os dois líderes concordaram em promover o diálogo diplomático e de segurança bilateral para estreitar a cooperação de segurança, tendo em mente a crescente assertividade militar da China no mar.
Eles também confirmaram que seus países devem acelerar a coordenação para o uso da nova estrutura de assistência à segurança do Japão, chamada de Assistência Oficial à Segurança, ou Official Security Assistance – OSA, que foi projetada para fornecer equipamentos e suprimentos militares a países com ideias semelhantes.
Eles também concordaram com a cooperação econômica, incluindo a promoção de melhores condições para investimento e descarbonização.
Também discutiram a situação nos mares do leste e do sul da China e na Ucrânia.
Compartilham a posição de que não tolerarão nenhuma tentativa de mudar unilateralmente o “status quo” em qualquer lugar do mundo.
Sobre o conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas, Kishida pediu que o conflito não se alastre para os países vizinhos e que sejam tomadas medidas imediatas de redução e mitigação da crise humanitária.
Após as conversações, Kishida disse aos repórteres que Anwar visitará o Japão no próximo mês, quando Tóquio sediará uma cúpula com os líderes da ASEAN.
Ele disse esperar relações mais fortes não apenas com a ASEAN, mas também, bilateralmente, com a Malásia.
- íNDICE Nikkei 225 atinge recorde histórico intradiário - 25 de fevereiro de 2026 11:52 am
- 15 japoneses são detidos em Phnom Penh por suspeita de fraude - 25 de fevereiro de 2026 11:45 am
- Líderes europeus marcam 4 anos da invasão russa em Kyiv - 25 de fevereiro de 2026 11:40 am


















