O governo do Paquistão diz que começará a transferir imigrantes sem documentos para centros de detenção na quinta-feira (2). Segundo o governo, isso faz parte de um processo de deportação. Muitos afegãos fugiram para o vizinho Paquistão, depois que o Talibã retomou o poder em seu país. Agora eles estão expressando preocupação com sua segurança.
As autoridades da capital Islamabad foram vistas demolindo as casas de alguns afegãos na terça-feira (31). As autoridades disseram que a medida era necessária para acabar com o que descreveram como uma “ocupação ilegal”.
Muitas pessoas do Afeganistão estão voltando para casa voluntariamente. Caminhões carregando bens domésticos estão enfileirados perto de uma das passagens de fronteira. O governo paquistanês afirma que mais de 100.000 afegãos já cruzaram a divisa.
Um grande número de afegãos fugiu para o Paquistão depois que o Talibã tomou o poder em 2021. Indivíduos afiliados ao governo deposto e ativistas de direitos humanos estavam entre eles.
Uma mulher trabalhou como policial até que o Talibã retornou ao poder. Ela diz que não teve tempo ou dinheiro suficiente para obter um visto paquistanês antes de fugir de sua casa. Ela disse: “Será terrível. Não estarei segura lá porque minha vida estará em perigo. E o que eu vou fazer? Não há empregos. Eles me matarão e matarão minha filha”.
O governo paquistanês acredita que cidadãos afegãos estão por trás dos recentes atentados suicidas que foram realizados no país. O governo observa que há 1,7 milhão de afegãos sem documentos no Paquistão.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am