As autoridades paquistanesas começaram a prender imigrantes sem documentos em todo o país. As medidas geraram temores entre o grande número de pessoas que fugiram do Afeganistão depois que o Talibã retomou o poder em 2021.
A mídia local diz que a polícia deteve alguns afegãos sem documentos na maior cidade do país, Karachi, na quarta-feira (1). O governo vinha pedindo aos imigrantes sem documentos que deixassem o país voluntariamente ou enfrentariam a deportação.
Anteriormente, as autoridades da capital, Islamabad, demoliram residências de alguns afegãos. As autoridades disseram que a medida era necessária para acabar com o que descreveram como uma “ocupação ilegal”.
O governo paquistanês afirma que há 1,7 milhão de cidadãos afegãos sem documentos no país.
Os afegãos no Paquistão estão denunciando a política de deportação como inaceitável. Um manifestante disse: “Se formos deportados, com certeza haverá uma ameaça às nossas vidas. Com certeza seremos mortos. Por que estamos sendo detidos mesmo sem termos cometido nenhum crime?”
Um porta-voz da agência de refugiados da ONU disse que o plano de expulsão representará um sério risco, considerando a situação humanitária no Afeganistão. O porta-voz do ACNUR no Paquistão, Qaiser Khan Afridi, disse: “Estamos apelando ao governo para que crie um mecanismo abrangente e sustentável para gerenciar e registrar todas essas pessoas que precisam de proteção internacional no Paquistão”.
O governo paquistanês afirma que mais de cento e quarenta mil imigrantes ilegais, incluindo afegãos, já deixaram o país voluntariamente.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am