A ministra das Relações Exteriores do Japão, Kamikawa Yoko, e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, realizaram conversações em Tóquio na noite de terça-feira (7). A expectativa era de que eles concordassem em trabalhar para uma interrupção temporária dos combates entre Israel e o o grupo terrorista Hamas.
Blinken está visitando o Japão para a reunião dos ministros de relações exteriores do G7.
Kamikawa disse a Blinken que o Japão denuncia os ataques terroristas do Hamas e espera a libertação imediata dos reféns mantidos pelo grupo islâmico.
Ela acrescentou que o Japão aprecia os esforços diplomáticos dos Estados Unidos sobre o assunto e oferece o máximo de apoio.
Blinken disse que os EUA são gratos pela liderança do Japão no G7 em um momento extremamente importante. Ele enfatizou que é importante que o G7 se una e fale com uma voz clara.
Kamikawa e Blinken foram considerados propensos a concordar em continuar os esforços diplomáticos com o objetivo de evitar que os confrontos entre Israel e o grupo terrorista Hamas desencadeiem distúrbios em outras partes do Oriente Médio.
Espera-se também que os dois diplomatas confirmem o apoio a uma solução de dois estados, na qual um estado independente da Palestina seja estabelecido e coexista com Israel.
- Ex-ministro chinês é condenado à morte por corrupção - 29 de setembro de 2025 3:55 am
- Corrida de drones anima campos de arroz em Yamagata - 29 de setembro de 2025 3:37 am
- ONU restabelece sanções nucleares contra o Irã - 29 de setembro de 2025 3:32 am