O ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Joseph Wu, iniciou uma visita aos três países bálticos, em uma ação que pode provocar uma forte reação da China.
O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan disse que Wu visitará a Letônia, a Estônia e a Lituânia durante sua viagem de uma semana, que começa na segunda-feira (6).
Wu deve fazer discursos em think tanks na Letônia e na Estônia, e participará de um fórum na Lituânia. O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan disse que ele também deverá se reunir com figuras políticas importantes, embora não tenha fornecido detalhes.
O ministério diz que a viagem de Wu enfatizará a determinação de Taiwan de se opor ao autoritarismo. Isso é visto como uma referência à pressão que Taiwan está enfrentando da China e das três nações bálticas da Rússia.
A Letônia, a Estônia e a Lituânia têm laços diplomáticos com a China. Mas eles estão se distanciando de Pequim nos últimos anos, enquanto constroem laços mais fortes com Taiwan.
As três nações bálticas se retiraram de um fórum liderado pela China para cooperação econômica com os países da Europa Central e Oriental. Em agosto, os chefes das comissões parlamentares de relações exteriores das três nações visitaram Taiwan juntos. O presidente do parlamento da Lituânia também visitou Taiwan pela primeira vez no mês passado.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am