Tóquio, Japão, 21 de novembro de 2023 – O ministro da saúde do Japão, Takemi Keizo, anunciou planos para proibir uma substância semelhante à cannabis que foi detectada em balas vendidas em Tóquio. A medida ocorre em resposta a relatos de problemas de saúde de consumidores que ingeriram os doces.
A substância em questão, HHCH, que se assemelha a uma substância encontrada na cannabis, foi identificada em balas produzidas por uma empresa em Osaka. Após reclamações de pessoas nas prefeituras de Tóquio e Osaka sobre problemas de saúde relacionados ao consumo dos doces, o Departamento de Controle de Narcóticos do Ministério da Saúde conduziu inspeções em lojas nas duas regiões na semana passada.
O ministro Takemi informou aos repórteres nesta segunda-feira (20), que a substância não regulamentada foi detectada em gummies vendidos em uma loja de Tóquio. Ele expressou sua intenção de incluir a substância na lista de drogas perigosas ainda esta semana, proibindo sua posse, uso e distribuição dentro de 10 dias após a inclusão.
Além disso, Takemi afirmou que está considerando a possibilidade de listar substâncias com composições químicas semelhantes de forma abrangente como drogas perigosas, pois outras substâncias além do HHCH podem surgir.
O ministro fez um apelo ao público para que evite consumir os doces, agora conhecidos como “cannabis gummies,” destacando os riscos à saúde associados à substância não regulamentada.
- Golpistas internacionais são presos na Tailândia - 19 de junho de 2025 3:25 am
- Israel e Irã intensificam ataques mútuos em meio a tensão - 19 de junho de 2025 3:18 am
- Erupção vulcânica cancela voos internacionais em Bali - 19 de junho de 2025 3:08 am