Em uma cúpula realizada na quinta-feira (16), as lideranças dos países participantes do “Indo-Pacific Economic Framework for Prosperity – IPEF” emitiram uma declaração abordando os resultados do encontro. O evento, que reuniu 14 países membros do acordo liderado pelos Estados Unidos, incluindo Japão e Índia, ocorreu nas margens da reunião da APEC em San Francisco.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou: “Ainda temos mais trabalho a fazer, mas fizemos progressos substanciais. Em tempo recorde, chegamos a um consenso sobre três dos pilares do IPEF.”
Os membros do IPEF já haviam assinado um acordo para fortalecer as cadeias de suprimentos em maio e concluíram substancialmente as negociações sobre os pilares de uma economia limpa e justa.
A declaração conjunta destaca que serão agendadas discussões regulares sobre as cadeias de suprimentos de lítio e outros minerais críticos para aumentar a competitividade.
No entanto, a obtenção de consenso no campo do comércio enfrentou obstáculos, em parte devido às reações acentuadas dos Estados Unidos.
O IPEF buscava intensificar a cooperação para enfrentar os esforços da China em expandir sua influência na região. O foco principal está nas cadeias de suprimentos de minerais críticos, refletindo a importância estratégica atribuída a esses recursos na atual dinâmica geopolítica.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am