O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, e o presidente filipino, Ferdinand Marcos Jr., concordaram que Tóquio fornecerá radares de vigilância a Manila em um novo programa de assistência à segurança.
Os dois líderes se reuniram na capital das Filipinas nesta sexta-feira (3).
O acordo faz parte da estrutura de Assistência Oficial à Segurança do Japão, ou Official Security Assistance – OSA. Será a primeira vez que o Japão aplicará a estrutura. Ela foi lançada em abril para fornecer suprimentos, incluindo equipamentos de defesa, a países com as mesmas intenções para aprimorar a cooperação em segurança. Isso ocorre tendo em mente o aumento das atividades marítimas da China.
Os líderes também confirmaram que seus países iniciarão negociações para concluir um Acordo de Acesso Recíproco, Reciprocal Access Agreement – RAA. O objetivo é organizar os detalhes necessários para que as Forças de Autodefesa do Japão e as Forças Armadas das Filipinas realizem atividades, incluindo exercícios conjuntos.
Kishida disse: “Por meio da cooperação concreta com as Filipinas, queremos garantir um mundo onde a dignidade humana seja protegida pela manutenção e fortalecimento de uma ordem internacional livre e aberta baseada no estado de direito”.
Marcos disse: “A OSA aumentará ainda mais as capacidades militares de nossos países, incluindo as Filipinas, que compartilham preocupações comuns de segurança com o Japão”.
Kishida também pediu ajuda a Marcos para realizar uma cúpula especial, bem-sucedida, entre o Japão e a Associação das Nações do Sudeste Asiático, Association of Southeast Asian Nations SEAN, no próximo mês em Tóquio.
Depois de sua passagem pelas Filipinas, o primeiro-ministro seguirá para a Malásia.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















