Fontes afirmam que o governo japonês está tomando providências para fornecer às Filipinas um radar de vigilância marítima e outros equipamentos sob a nova estrutura de Assistência Oficial à Segurança, Official Security Assistance – OSA. Se concretizada, essa será a primeira aplicação do plano.
O governo lançou a estrutura da OSA em abril para fornecer equipamentos de defesa e outros suprimentos a países com ideias semelhantes para aprimorar a cooperação em segurança.
O governo do Japão está buscando fortalecer os laços com as Filipinas, já que ambas as nações estão cautelosas com as crescentes atividades marítimas da China.
Tóquio também está considerando a possibilidade de iniciar negociações com Manila para concluir um Acordo de Acesso Recíproco. O acordo foi concebido para organizar antecipadamente vários detalhes necessários para que as Forças de Autodefesa do Japão e as forças armadas das Filipinas realizem exercícios conjuntos e outras atividades.
Espera-se que o primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, discuta o assunto com o presidente filipino Ferdinand Marcos Jr. em uma cúpula em Manila na sexta-feira.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















