O governo da Indonésia disse que a China concordou em realizar um estudo de viabilidade conjunto sobre a extensão de uma ferrovia que foi inaugurada no mês passado.
A rota de trem de alta velocidade de 140 quilômetros entre a capital Jacarta e a cidade de Bandung começou a operar em 2 de outubro. O novo plano é estender a linha em 500 quilômetros até a segunda maior cidade de Surabaya.
O Ministério das Empresas Estatais da Indonésia afirma que os dois países assinaram um acordo de estudo conjunto para o projeto de extensão no mês passado.
A China venceu a licitação para o projeto original depois de uma batalha acirrada com o Japão. Inicialmente, nenhum ônus financeiro foi colocado sobre a Indonésia, mas os custos aumentaram para 7,3 bilhões de dólares. Jacarta acabou cobrindo algumas das despesas.
A construção de uma linha de trem semirrápido entre Jacarta e Surabaya é um projeto separado. A Indonésia e o Japão assinaram um estudo de viabilidade para sua construção em 2019. Mas não houve grandes avanços no projeto.
O presidente Joko Widodo disse que o projeto Indonésia-Japão ainda está em fase de estudo. O governo está considerando se ele deve ou não ser excluído do projeto de estratégia nacional.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am