Manila, Filipinas – 29 de novembro de 2023 – O governo das Filipinas e os rebeldes comunistas concordaram em retomar as negociações de paz visando encerrar um dos conflitos armados mais longos da Ásia. O anúncio foi feito nesta terça-feira (28), com a Noruega atuando como mediadora entre as partes.
Em comunicado conjunto, as partes afirmaram estar cientes das “ameaças externas à segurança enfrentadas pelo país” e reconhecem a necessidade de “unir-se como nação para abordar urgentemente esses desafios”. Essa iniciativa ocorre após a interrupção das conversações anteriores pelo então presidente filipino, Rodrigo Duterte, seis anos atrás.
O governo e o Exército Novo Povo (NPA), braço militar do Partido Comunista das Filipinas, mantêm um conflito armado desde a década de 1960, estimando-se que tenha causado a morte de mais de 40.000 pessoas. A retomada das negociações sugere uma tentativa do governo filipino de estabilizar a situação interna para concentrar esforços em ameaças externas, considerando a crescente assertividade da China no Mar do Sul da China.
- Hegseth convoca oficiais militares para reunião nos EUA - 27 de setembro de 2025 6:38 am
- Ex-presidente francês Sarkozy é condenado a cinco anos por conspiração criminal - 27 de setembro de 2025 6:27 am
- Hospitais no Japão enfrentam desafio com turistas doentes - 27 de setembro de 2025 5:04 am