Os Estados Unidos e a Coreia do Sul revisaram sua “estratégia de dissuasão” conjunta em relação à Coreia do Norte pela primeira vez em 10 anos.
O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e o ministro da Defesa da Coreia do Sul, Shin Won-sik, conversaram em Seul em uma reunião anual de segurança na segunda-feira (13). Após a reunião, eles divulgaram uma declaração conjunta.
A declaração diz que os dois países atualizaram sua estratégia de dissuasão bilateral para combater as ameaças nucleares e de mísseis em evolução da Coreia do Norte.
O comunicado também afirma que a estratégia revisada reflete a orientação sobre formas de alavancar toda a gama de capacidades militares dos EUA, incluindo as capacidades nucleares dos EUA, em preparação contra os ataques nucleares e de outras armas de destruição em massa da Coreia do Norte.
Austin disse aos repórteres que o compromisso dos EUA com a defesa da Coreia do Sul permanece firme. Ele acrescentou que isso inclui o uso de uma gama completa de suas capacidades nucleares, convencionais e de defesa contra mísseis.
Shin enfatizou que, se a Coreia do Norte provocar uma guerra, o que será eliminado será o regime de Kim Jong Un.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am