Dois fortes terremotos atingiram o oeste do Afeganistão há exatamente um mês, e muitas pessoas ainda precisam, desesperadamente, de ajuda.
Os terremotos de magnitude 6,3 ocorreram em 7 de outubro.
O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, United Nations World Food Programme – WFP, está pedindo apoio a longo prazo. Na província de Herat, a mais atingida, muitas pessoas evacuadas ainda vivem em tendas ou abrigos improvisados.
O porta-voz do WFP no Afeganistão, Philippe Kropf, teme que a situação possa piorar com a aproximação do inverno e a queda da temperatura.
Ele diz que Herat já estava sofrendo com a seca antes dos terremotos, e que vários meses de ajuda emergencial não serão suficientes.
Kropf também pediu à comunidade global que não se esqueça do povo do Afeganistão quando os holofotes estiverem voltados para outras crises no mundo.
O governo interino do Talibã afirma que o desastre já causou mais de 1.000 mortes. A UNICEF afirma que quase 90% eram mulheres e crianças.
- Sons do Brasil 527 destaca Carmen Sumi na Radio Shiga - 3 de junho de 2025 2:36 am
- Empresas japonesas enfrentam onda de demandas de investidores - 3 de junho de 2025 2:09 am
- Ministro japonês defende transparência no comércio de arroz - 3 de junho de 2025 2:05 am