Seul, Coreia do Sul – 23 de novembro de 2023 – As Forças Conjuntas Sul-Coreanas anunciaram na noite de quarta-feira (22), que o satélite lançado pela Coreia do Norte na terça-feira (21), à noite parece ter entrado na órbita planejada. A avaliação foi feita após uma análise abrangente do trajeto e outros fatores do satélite.
A Coreia do Norte havia anunciado, anteriormente, o sucesso do lançamento do satélite de reconhecimento militar Malligyong-1. Autoridades sul-coreanas afirmam que é necessário algum tempo para avaliar se o satélite está funcionando corretamente, pois uma análise mais aprofundada é necessária com agências relevantes e as forças militares dos Estados Unidos.
O Ministro da Defesa da Coreia do Sul, Shin Won-sik, indicou, em um programa de rádio, na quarta-feira, que a Coreia do Norte realizou muitos testes de motores antes deste lançamento, em comparação com as tentativas de lançamento em maio e agosto, que terminaram em fracasso.
Durante uma inspeção no porta-aviões dos Estados Unidos, Carl Vinson, que fez uma escala em Busan, Shin afirmou que a Coreia do Sul tomará todas as medidas possíveis para responder, imediatamente, a qualquer provocação do Norte. Ele também mencionou que Seul e Washington mostrarão sua forte determinação. Shin revelou que a Coreia do Sul realizará um exercício marítimo conjunto com o Japão e os EUA, reforçando ainda mais a cooperação regional em meio às crescentes tensões na Península Coreana.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am