A agência de inteligência da Coreia do Sul afirma acreditar que a Coreia do Norte está finalizando os preparativos para lançar o que chama de satélite de reconhecimento militar, após tentativas fracassadas em maio e agosto.
Após a segunda tentativa, Pyongyang anunciou que tentaria novamente em outubro. Mas o terceiro lançamento ainda não aconteceu.
O Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul forneceu sua análise sobre o assunto ao comitê de inteligência parlamentar na quarta-feira (1).
De acordo com um membro do comitê, a agência de inteligência disse aos legisladores que o Norte está, aparentemente, no meio do estágio final dos preparativos, como a verificação do motor e dos sistemas de lançamento.
O membro do comitê disse que a agência informou que o Norte parece ter recebido assistência tecnológica da Rússia e que a possibilidade de sucesso pode ser maior.
Na terça-feira (31), o jornal sul-coreano The Dong-A Ilbo informou que autoridades norte-americanas e sul-coreanas detectaram, recentemente, movimentos para transportar combustível líquido na Estação de Lançamento de Satélites Sohae, na parte noroeste da Coreia do Norte. A reportagem disse que as autoridades acreditam que isso sugere que vários testes de combustão podem ter sido realizados.
No briefing de quarta-feira, a agência de inteligência da Coreia do Sul também teria dito que se acredita que o Norte enviou mais de 1 milhão de cartuchos de artilharia e outras armas para a Rússia em mais de 10 carregamentos usando navios e aeronaves russos desde o início de agosto.
A agência teria dito que obteve informações de que Pyongyang enviou uma delegação de especialistas em lançadores de foguetes para a Rússia em meados de outubro.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am