Uma autoridade sênior dos EUA disse na quinta-feira (9), que o presidente Joe Biden e seu colega chinês Xi Jinping terão uma reunião na quarta-feira (15), à margem da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico em São Francisco.
A reunião seria seu primeiro compromisso em um ano. Os dois líderes conversaram em novembro do ano passado, quando participaram de uma cúpula do G20 na Indonésia.
A autoridade disse que os líderes discutirão a direção estratégica das relações EUA-China e a importância de manter o diálogo, que envolve autoridades militares de ambos os países.
A autoridade diz que eles também discutirão os desafios globais, como a invasão da Ucrânia pela Rússia e o conflito entre Israel e o grupo terrorista islâmico Hamas, juntamente com questões regionais.
Outros tópicos que Biden e Xi devem discutir incluem direitos humanos na China, Taiwan e o Mar do Sul da China, onde a China está intensificando suas atividades marítimas.
Os dois países estão fazendo os preparativos para a reunião. No final de outubro, o principal diplomata da China, Wang Yi, visitou Washington para preparar o caminho para essa cúpula.
A autoridade enfatiza que a reunião tem como objetivo gerenciar a competição entre os dois países para evitar o risco de a rivalidade se transformar em conflito.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am