Os formuladores de políticas do Banco do Japão modificaram novamente o controle da curva de rendimento, yield curve control – YCC, da taxa de longo prazo. O banco central redefiniu o limite de 1% como um limite superior com espaço para tolerância, em vez de um limite rígido.
O anúncio foi feito depois que o BOJ encerrou sua reunião de política de dois dias na terça-feira (31).
Como amplamente esperado, ele manterá sua taxa de juros de referência de curto prazo em território negativo e continuará a comprar ativos para manter as taxas de longo prazo em torno de zero por cento.
Mas as autoridades do BOJ disseram que decidiram aumentar a flexibilidade do YCC. O banco realizará o controle da curva de rendimento dos títulos do governo japonês de 10 anos, tendo como referência um limite superior de 1%.
No mercado de títulos, o rendimento dos títulos do governo japonês de 10 anos subiu para o nível mais alto em uma década, atingindo 0,955% pela primeira vez desde maio de 2013.
Em julho, o BOJ decidiu permitir que o rendimento desses títulos subisse até o nível de 1% para conter a pressão inflacionária.
Mas agora ele considera que limitar estritamente o limite superior das taxas de juros de longo prazo pode ter efeitos colaterais significativos. Desta vez, o banco central optou por tornar as operações de política mais flexíveis para responder às tendências do mercado.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















