Os líderes de defesa da ASEAN realizaram um segundo dia de reuniões em Jacarta. Altos funcionários de defesa dos EUA e da China também participaram como parceiros de diálogo do bloco.
A reunião ocorreu logo após um acordo entre os líderes dos dois países para retomar os contatos militares.
O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e Jing Jianfeng, vice-chefe do Departamento de Estado-Maior Conjunto da Comissão Militar Central da China, estavam entre os participantes.
Austin disse em sua abertura que espera um “diálogo produtivo que levará a um progresso contínuo para uma maior paz e estabilidade em toda a região”.
Um dos focos foi o Mar do Sul da China, onde a China tem se tornado cada vez mais assertiva. As Filipinas afirmam que embarcações chinesas colidiram ou dispararam canhões de água contra seus navios nas águas disputadas.
O ministro da Defesa da Indonésia, Prabowo Subianto, que preside a reunião, observou que alguns membros da ASEAN e a China discutiram a situação. Prabowo disse que eles devem continuar a incentivar os esforços para criar um código de conduta ou um procedimento fixo para evitar incidentes indesejados. Ele também enfatizou que mecanismos como a reunião de defesa são cruciais para manter a paz e a prosperidade.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am