O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, manifestou sua inquietação em relação ao possível desvio de atenção de seus aliados devido aos conflitos no Oriente Médio. Na quarta-feira, surpreendeu a comunidade internacional ao realizar uma visita à sede da OTAN em Bruxelas.
Funcionários de defesa dos Estados Unidos têm mantido reuniões frequentes com seus homólogos de cerca de 50 nações desde o início da guerra. No entanto, até agora, eles não haviam recebido Zelenskyy na sede da NATO.
Zelenskyy comparou o grupo Hamas ao presidente russo Vladimir Putin, afirmando aos seus aliados que derrotar “terroristas” requer “apoio constante e contínuo”.
O Secretário-Geral da NATO, Jens Stoltenberg, falou com repórteres após a reunião e afirmou: “Temos a capacidade e a força para enfrentar desafios diversos simultaneamente”.
Oficiais do Pentágono têm sentido a pressão de ambos os lados. O Secretário de Defesa, Lloyd Austin, delineou outro pacote de armas para a Ucrânia no valor de até 200 milhões de dólares, além de sistemas de mísseis para Israel. Ele afirmou que os EUA “podem” e “vão” apoiar ambos os esforços.
- Japão amplia subsídio para conter alta dos combustíveis - 20 de junho de 2025 10:02 am
- Onda de calor no Japão faz uma vítima fatal e 100 internados - 20 de junho de 2025 9:58 am
- Putin e Xi condenam ações de Israel e pedem contenção - 20 de junho de 2025 9:52 am