O presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente russo, Vladimir Putin, reafirmaram os laços estreitos entre seus países em meio ao aprofundamento do confronto com o Ocidente.
Os líderes se reuniram em Pequim à margem do Fórum do Belt and Road.
Representantes de mais de 140 países estão participando da reunião sobre a iniciativa da China que visa à criação de uma enorme zona econômica.
Xi disse em um discurso: “A cooperação internacional do Belt and Road saiu do papel, cresceu rapidamente e produziu resultados frutíferos nos últimos 10 anos.
Putin elogiou o projeto em um discurso, dizendo: “O Belt and Road se encaixa logicamente nos esforços multilaterais para fortalecer a interação criativa e construtiva em toda a comunidade global”.
Posteriormente, os líderes realizaram uma cúpula bilateral.
A mídia estatal chinesa disse que Xi chamou Putin de “velho amigo”.
Após suas conversas, Xi disse em um discurso: “Como grandes potências, a China está disposta a trabalhar com a Rússia. Contribuiremos para o desenvolvimento e a revitalização de ambos os países, para manter a justiça internacional e promover o desenvolvimento comum em todo o mundo”.
Putin disse: “Nas difíceis condições atuais, uma coordenação estreita da política externa é especialmente necessária. Já estamos fazendo isso”.
Putin disse aos repórteres que ele e Xi discutiram as situações na Ucrânia e no Oriente Médio, incluindo o conflito entre Israel e Hamas.
Ele disse que esses fatores externos são ameaças comuns que apenas fortalecem as interações entre a Rússia e a China.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















