O popular aplicativo de compartilhamento de vídeos TikTok suspendeu seu recurso de varejo on-line na Indonésia em resposta à decisão do país, no mês passado, de proibir procedimentos de liquidação de pagamentos em plataformas de mídia social.
O comércio eletrônico no TikTok tem sido muito popular na Indonésia desde sua introdução em 2021. A função permite que os usuários paguem por produtos que decidem comprar depois de assistir a anúncios on-line transmitidos ao vivo por varejistas.
O aplicativo de propriedade chinesa suspendeu o recurso na quarta-feira, após a decisão do governo indonésio de revisar suas regras de comércio eletrônico em setembro.
O governo diz que a proibição foi criada para proteger os pequenos varejistas do país.
Ainda não se sabe como a proibição poderá afetar o consumo na Indonésia.
Diz-se que cerca de 6 milhões de varejistas no país usaram o recurso do TikTok para vender seus produtos. E estima-se que cerca de 7 milhões de influenciadores tenham ganhado dinheiro por meio de promoções de vendas para os varejistas no TikTok.
Uma empresa que vende roupas masculinas no TikTok desde 2022 disse à NHK que a proibição provavelmente custará à empresa o equivalente a mais de 2.000 dólares por mês em vendas perdidas.
A gerente da empresa disse que os indonésios se tornaram tão entusiasmados com o uso do TikTok que sua empresa perderá muitos negócios por causa da proibição. Ela acrescentou que sua empresa continuará usando o TikTok para promover seus produtos, mas precisará direcionar os clientes para outro aplicativo para fazer pagamentos.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am