As autoridades da cidade japonesa de Sapporo planejam abandonar sua candidatura para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2030 e buscar a realização dos Jogos em 2034 ou em data posterior.
Escândalos de corrupção e manipulação de propostas relacionados aos Jogos Olímpicos de Verão de Tóquio em 2021 forçaram Sapporo a limitar sua campanha promocional.
A cidade atualizou seu plano de gestão para os Jogos de 2030 para garantir transparência e equidade.
No entanto, o prefeito Akimoto Katsuhiro disse aos repórteres na sexta-feira que, neste momento, não há amplo apoio entre os residentes.
Ele afirmou que as autoridades da cidade consultarão o Comitê Olímpico Japonês e outras partes interessadas para decidir qual será o próximo passo.
O prefeito disse que planeja se reunir com o presidente do COJ, Yamashita Yasuhiro, em Tóquio na próxima quarta-feira para discutir o que precisa ser feito para sediar os Jogos de inverno.
O Comitê Olímpico Internacional afirma que pelo menos seis partes estão interessadas em sediar os Jogos de 2030.
O presidente do COI, Thomas Bach, indicou que o anfitrião será decidido no máximo até os Jogos Olímpicos de Verão de Paris, que serão realizados em julho de 2024.
Há especulações de que o COI poderia escolher informalmente um candidato até o final do ano para garantir tempo suficiente para os procedimentos oficiais. Isso poderia ter levado Sapporo a concluir que não possui tempo suficiente para conquistar apoio público o bastante.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am