Continuam os ferozes combates na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, enquanto os militares russos parecem estar concentrando seu ataque em Avdiivka, um reduto regional das forças ucranianas.
A ofensiva da Rússia em Avdiivka tem se intensificado desde o início de outubro.
Um grupo de estudos dos EUA, o Institute for the Study of War, disse em sua análise divulgada no domingo (29), que a Rússia “atualmente tem 40.000 tropas na direção de Avdiivka e está transferindo força adicional para a área”.
A Rússia teria sofrido pesadas baixas na luta em torno de Avdiivka. Os militares da Ucrânia disseram na segunda-feira (30), que seis aviões de guerra russos, incluindo um caça Sukhoi, foram abatidos.
A contraofensiva da Ucrânia continua no sul. Na região de Kherson, as tropas ucranianas provavelmente cruzaram para o lado oriental do rio Dnipro, ocupado pela Rússia.
Segundo informações, os militares russos demitiram o chefe de um grupo de batalha na área de Kherson. A mídia russa informou no domingo que o coronel-general Mikhail Teplinsky, comandante da força aérea russa, havia sido substituído.
O Ministério da Defesa da Rússia ainda não fez um anúncio oficial. O Instituto para o Estudo da Guerra disse que a demissão relatada pode ser um sinal de que o Kremlin ou o comando militar russo estava preocupado com a capacidade do antecessor de repelir as operações terrestres da Ucrânia na região.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















