O presidente russo, Vladimir Putin, enfatizou a legitimidade da anexação de quatro regiões ucranianas por seu país exatamente um ano após a ação unilateral.
Em setembro do ano passado, a Rússia orquestrou o que chamou de “referendos” em Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson. Putin declarou a anexação das quatro regiões em 30 de setembro.
O Kremlin divulgou um discurso em vídeo de Putin no sábado (30), para marcar um ano desde a anexação.
Putin argumentou que os referendos foram realizados em total conformidade com os padrões internacionais. Ele disse que um evento decisivo, verdadeiramente histórico e fatídico ocorreu há um ano, com milhões de residentes fazendo sua própria escolha de ficar com sua pátria.
Putin expressou sua gratidão aos residentes das quatro regiões, dizendo que sua firmeza e determinação tornaram a Rússia mais forte. Ele disse que os russos e os residentes das regiões são um só povo e superarão juntos todos os desafios.
Observadores dizem que o discurso de Putin reflete a intenção de seu governo de defender as quatro regiões e reforçar seu controle sobre as regiões como parte da Rússia, enquanto a Ucrânia intensifica sua contraofensiva para retomar as regiões controladas pela Rússia.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















