Promotores de Taiwan investigam suposto vazamento do programa de submarinos

Taiwan diz que está abrindo uma investigação sobre as alegações de que detalhes de seu primeiro submarino desenvolvido internamente foram vazados para a China.

0

Taiwan diz que está abrindo uma investigação sobre as alegações de que detalhes de seu primeiro submarino desenvolvido internamente foram vazados para a China.

Taiwan apresentou o submarino na última quinta-feira (28), com a presença da presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen. A construção da embarcação começou na cidade de Kaohsiung, no sul do país, em 2020.

A mídia local informou que o ex-chefe do estado-maior geral que liderou o programa disse que certos legisladores impediram o progresso do projeto. Ele também teria dito que um empreiteiro que havia feito uma proposta fracassada para o projeto forneceu informações confidenciais à China.

A Suprema Promotoria de Taiwan disse na segunda-feira que as acusações haviam atraído grande atenção devido ao seu impacto potencial sobre a segurança e a defesa.

Ele disse que havia instruído a Alta Promotoria e a Promotoria do Distrito de Taipei a conduzir uma investigação rápida sobre o assunto.

A Suprema Promotoria não revelou detalhes ou nomes.

Taiwan espera que a construção de um submarino no país e sua utilização em combate ajudem a aumentar a dissuasão contra as forças armadas chinesas, que estão intensificando as atividades, incluindo exercícios com porta-aviões, nas águas ao redor de Taiwan.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.