A Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, fez um apelo à coexistência pacífica com a China em seu discurso no Dia Duplo Dez, que Taiwan considera seu Dia Nacional.
Falando em frente ao edifício presidencial em Taipei, Tsai declarou: “É meu dever como presidente proteger nossa soberania nacional e o modo de vida democrático e livre dos 23 milhões de habitantes de Taiwan.”
Ela também acrescentou: “A paz é a única opção através do estreito. Manter o status quo, como o maior denominador comum para todas as partes, é a chave crítica para garantir a paz.”
A presidente enfatizou que “nenhuma das partes pode unilateralmente alterar o status quo” e que as diferenças através do estreito devem ser resolvidas pacificamente.
Embora rejeite os esforços da China pela unificação, incluindo o uso da força, Tsai enfatizou que Taiwan buscará coexistir com a China.
Ela expressou sua esperança de trabalhar com as autoridades de Pequim “condicionadas com dignidade e reciprocidade, e com um processo de diálogo democrático”, para desenvolver “uma base mutuamente aceitável para a interação e um caminho para a coexistência pacífica”.
Tsai, cujo mandato como presidente expira em maio do próximo ano, destacou suas realizações desde que assumiu o cargo em 2016, afirmando que “o apoio internacional a Taiwan só crescerá em força”.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am