O maior partido pró-democracia de Hong Kong não conseguiu apresentar nenhum candidato para as eleições de dezembro para o conselho distrital, de acordo com o sistema eleitoral do território que foi revisado em favor dos partidos pró-Pequim.
Mais de 100 membros dos partidos que apoiam os governos de Pequim e Hong Kong apresentaram suas candidaturas para a eleição antes do término do período de registro na segunda-feira (30).
Enquanto isso, os principais partidos pró-democracia não apresentaram nenhum candidato. Entre eles estava o maior grupo pró-democracia do território, o Partido Democrático. O partido procurou ter seis de seus membros concorrendo à pesquisa.
Qualquer pessoa que deseje concorrer à eleição deve obter um determinado número de indicações de membros de comitês nomeados pelo governo de acordo com o novo sistema eleitoral introduzido em julho. Mas nenhum dos seis membros do Partido Democrático atingiu esse número.
Foi dito que as eleições para o conselho distrital refletiram as opiniões dos eleitores de Hong Kong da maneira mais precisa. Na eleição anterior de 2019, o campo pró-democracia obteve uma vitória esmagadora, com o Partido Democrático conquistando 91 assentos.
O sistema eleitoral foi reformulado em favor dos políticos pró-Pequim após a promulgação, em 2020, da lei de segurança nacional para Hong Kong, com o objetivo de reprimir as atividades antigovernamentais no território.
Os observadores dizem que a estrutura “um país, dois sistemas” em Hong Kong permanece apenas no nome.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















