O Ministério da Defesa do Japão informou que a Mitsubishi Electric e o governo australiano assinaram um contrato para o desenvolvimento conjunto de equipamentos de defesa. É a primeira vez que uma empresa japonesa fecha um contrato de defesa diretamente com um governo estrangeiro.
A Mitsubishi Electric Australia e o Departamento de Defesa da Austrália desenvolverão equipamentos de vigilância e monitoramento para serem montados em caças e veículos militares australianos. A Mitsubishi Electric é conhecida por sua experiência em tecnologia de laser.
O Japão vem desenvolvendo mísseis interceptadores com os Estados Unidos e jatos de combate de última geração com a Grã-Bretanha e a Itália, mas em uma base intergovernamental.
Para transferir tecnologia de defesa para o exterior, desenvolvida por uma empresa privada, o governo japonês deve avaliar se a exportação está em conformidade com os três princípios sobre a transferência de tais equipamentos e tecnologia. O projeto entre a Mitsubishi e a Austrália passou por essa triagem há cinco anos.
Os ministros da defesa do Japão e da Austrália mantiveram conversações na quinta-feira (19), nas quais saudaram a medida.
O Ministério da Defesa do Japão espera que o projeto ajude a fortalecer a cooperação bilateral em meio às crescentes atividades marítimas da China.
O ministério também acredita que a transferência da tecnologia de defesa do Japão ajudará a desenvolver o setor de defesa nacional e planeja incentivar mais empresas a seguir o exemplo.
- Brasil registra atos em 37 cidades contra Lula, Moraes e por anistia - 4 de agosto de 2025 4:24 am
- China e Rússia realizam exercício naval no Mar do Japão - 4 de agosto de 2025 3:25 am
- Kelsie Kimberlin lança videoclipe de “Infinite Possibilities” - 4 de agosto de 2025 3:10 am