A principal diplomata do Japão defendeu o direito de Israel de se proteger no atual conflito contra terroristas palestinos. Ela também expressou esperanças de que a situação se acalme o mais rápido possível.
A Ministra das Relações Exteriores, Kamikawa Yoko, que está em uma turnê por nações do Sudeste Asiático, conversou por telefone com seu homólogo israelense, Eli Cohen, na manhã desta sexta-feira (13), horário do Japão.
Kamikawa afirmou que condena de forma inequívoca o que chamou de ataques terroristas pelo Hamas e outros militantes palestinos.
O Hamas, grupo terrorista islamita palestino que controla a Faixa de Gaza, desencadeou ataques surpresa mortais em Israel no sábado (7).
Kamikawa argumentou que é natural que Israel tenha o direito de se proteger e proteger seus cidadãos de acordo com o direito internacional, visto que os ataques indiscriminados dos terroristas eram injustificáveis.
Kamikawa pediu a Cohen que cooperasse na garantia da segurança dos japoneses em Israel. Cohen respondeu que seu país está pronto para fornecer o apoio necessário a eles.
Os ministros também concordaram em manter uma comunicação próxima para estabilizar a região.
Antes das negociações, a Ministra das Relações Exteriores japonesa realizou uma conversa por telefone com seu homólogo egípcio, Sameh Shoukry, na noite de quinta-feira (12), horário do Japão.
Os diplomatas concordaram em manter sua estreita cooperação para acalmar os confrontos entre Israel e os terroristas do Hamas. O Egito tem influência no Oriente Médio e já mediou cessar-fogos entre Israel e terroristas palestinos no passado.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am