O governador da província de Akita, no norte do Japão, pediu desculpas por seu comentário polêmico sobre a comida em outra região.
O governador, Satake Norihisa, fez a observação durante seu discurso na segunda-feira (23), em uma reunião envolvendo líderes de municípios locais e a comunidade empresarial.
O governador se referiu a um prato que comeu durante uma visita à região oeste de Shikoku.
Ele disse que um prato de ferro foi preparado para o prato principal e que qualquer um esperaria um bife, mas quando a tampa foi aberta, era “jakoten”, uma pasta de peixe frito. Ele acrescentou que esse é um alimento para os pobres.
Satake realizou uma coletiva de imprensa na quarta-feira (25), depois de enfrentar severas críticas nas mídias sociais e em outros meios.
Ele admitiu que foi um comentário inadequado e ofereceu um sincero pedido de desculpas às pessoas em Shikoku por deixá-las desconfortáveis.
Jakoten é uma especialidade local da Prefeitura de Ehime, em Shikoku. Ele é popular entre a população local e também entre os turistas.
Uma loja na cidade de Matsuyama, na província, diz que o jakoten feito com peixes sazonais pescados em Ehime é seu principal produto. O gerente da loja diz que vende até 200 peças por dia.
A gerente ressaltou que o jakoten tem um sabor diferente dependendo dos vendedores. Ela disse que o governador Satake pode ter comido algo que não tinha um gosto muito bom. Ela também disse que quer que Satake experimente seu jakoten, pedindo ao governador que faça um pedido para que ela possa enviar alguns para ele.
O escritório da prefeitura de Ehime emitiu uma declaração. Ele diz que a prefeitura acredita que o comentário foi feito com humor para elogiar a culinária da província de Akita. Também diz que Ehime tem muitas comidas deliciosas e produtos locais de saquê, acrescentando que quer que o governador vá lá novamente e os aprecie.
- Arroz recém-colhido no Japão tem alta de 60% no preço - 13 de agosto de 2025 8:44 am
- Ex-primeira-dama da Coreia do Sul é presa - 13 de agosto de 2025 8:15 am
- Um sopro de vida e esperança: Mônica Belli lança “É a Vida Baby” - 13 de agosto de 2025 3:06 am