Os visitantes estrangeiros estão de volta ao Japão e estão colocando mais dinheiro na economia do que nunca. Seus gastos atingiram um recorde trimestral, apoiados por uma forte recuperação nos números de chegadas e pelo iene mais fraco.
Os números preliminares da Agência de Turismo do Japão mostram que os viajantes estrangeiros gastaram quase 1,4 trilhão de ienes, ou cerca de 9,3 bilhões de dólares, no período de julho a setembro.
As autoridades dizem que o gasto médio por pessoa foi de aproximadamente US$ 1.400.
Os dados divulgados pela Organização Nacional de Turismo do Japão reforçam o quadro. Ela estima que o número de visitantes estrangeiros em setembro foi de 2,18 milhões. Isso está próximo do nível do mesmo mês em 2019, antes da pandemia.
Mas isso significa que há discussões renovadas sobre a questão do “turismo excessivo”. O governo elaborou novas medidas para lidar com isso.
A concentração de visitantes em pontos turísticos populares está incomodando os moradores locais e sufocando as redes de transporte público. A sujeira e o comportamento perturbador também são problemas.
Espera-se que as medidas incluam taxas adicionais para o uso dos trens nos horários mais movimentados e esforços para indicar aos turistas rotas menos lotadas.
As autoridades também planejam cobrar impostos ou taxas para visitar determinados pontos turísticos. Cerca de 20 áreas em todo o país estarão sujeitas às novas medidas.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am