O ex-secretário de Defesa dos EUA, Leon Panetta, disse que Israel tem o direito de se defender em resposta a um ataque em grande escala do grupo terrorista Hamas contra o país.
Panetta falou em uma entrevista à NHK. Ele atuou como secretário de defesa e diretor da Agência Central de Inteligência durante o governo do ex-presidente dos EUA, Barack Obama.
Sobre a especulação de que Israel lançará, em breve, ataques terrestres na Faixa de Gaza para eliminar a liderança do Hamas, Leon Panetta disse que os EUA não tomaram uma posição sobre o tipo de tática militar que Israel deve implementar para se proteger.
Mas ele prosseguiu dizendo que “1.400 israelenses foram, basicamente, assassinados por esses terroristas”. Ele disse que Israel tem o direito de se defender, como os EUA fizeram quando entraram em guerra contra a Al-Qaeda após os ataques de 11 de setembro, que mataram 3.000 pessoas, em 2001.
Panetta disse que acha que os israelenses estão tentando determinar a abordagem a ser adotada. Ele disse que uma das possíveis estratégias é invadir Gaza, o que levaria a uma longa guerra.
Panetta disse que a outra abordagem é estabelecer uma espécie de área de segurança em Gaza e que eles devem atacar a liderança do Hamas a partir de lá, além de tentar tomar medidas para recuperar os reféns.
O ex-secretário de defesa também disse que o presidente Biden deixou claro que não seria sensato para Israel estabelecer uma força que tentasse manter o controle de Gaza.
Panetta disse que o objetivo final seria tentar fazer com que os palestinos estabelecessem uma liderança forte para que eles controlassem Gaza, e não o Hamas.
Sobre a possibilidade de os EUA entrarem em ação militar, Panetta disse que Biden deixou claro para o grupo terrorista xiita Hezbollah, com sede no Líbano, outro grupo terrorista apoiado pelo Irã, e para o Irã, que eles não devem se envolver nessa guerra.
Mas Panetta disse que os EUA estão preparados para agir se eles tentarem fazer isso.
- Homem é preso no Japão por vender deepfakes sexuais - 17 de outubro de 2025 6:27 am
- Urso invade creche no norte do Japão, ninguém se fere - 17 de outubro de 2025 6:22 am
- Coreia do Sul envia força-tarefa contra golpes no Camboja - 17 de outubro de 2025 6:11 am