A Força de Terrestre de Autodefesa do Japão, Japan Ground Self-Defense Force – GSDF, e as forças armadas dos EUA estão realizando exercícios conjuntos no país no cenário de defesa de suas ilhas remotas.
A GSDF e os fuzileiros navais dos EUA estão envolvidos no exercício denominado “Resolute Dragon”, um dos exercícios conjuntos de maior escala no Japão. Os exercícios estão sendo realizados na prefeitura de Okinawa, no sul, na região oeste de Kyushu e na prefeitura de Hokkaido, no norte, de 14 a 31 de outubro.
Na terça-feira (24), o comandante geral do Exército Ocidental da GSDF, Yamane Toshikazu, e o comandante dos Marines no Japão, James Bierman, realizaram uma coletiva de imprensa no Camp Ishigaki, em Okinawa.
É a primeira vez que exercícios conjuntos desse tipo são realizados em Okinawa.
Yamane disse que os dois lados foram capazes de construir confiança mútua e melhorar as capacidades de resposta um do outro. Ele expressou a esperança de uma parceria mais profunda com os fuzileiros navais.
Bierman descreveu o exercício conjunto como crucial para manter a capacidade de adaptação para cumprir as obrigações da aliança Japão-EUA e enfatizou a necessidade de fortalecer a aliança.
A mídia assistiu aos exercícios de operação do radar de busca aérea dos fuzileiros navais e ao lançamento dos mísseis superfície-navio da GSDF no acampamento.
Enquanto isso, cerca de 20 residentes locais protestaram do lado de fora do campo, carregando faixas e cartazes contra os exercícios conjuntos.
- Homem é preso no Japão por vender deepfakes sexuais - 17 de outubro de 2025 6:27 am
- Urso invade creche no norte do Japão, ninguém se fere - 17 de outubro de 2025 6:22 am
- Coreia do Sul envia força-tarefa contra golpes no Camboja - 17 de outubro de 2025 6:11 am