O Comitê Paraolímpico Internacional, International Paralympic Committee – IPC, decidiu permitir que atletas russos e bielorrussos disputem os Jogos Paraolímpicos de Paris, no ano que vem, em caráter individual e neutro.
O IPC tomou a decisão em sua Assembleia Geral no Bahrein na sexta-feira (29).
As autoridades do IPC votaram contra a manutenção da proibição total dos dois países, imposta após a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro do ano passado.
Em seguida, votaram a favor da suspensão parcial da filiação dos países por dois anos.
Como resultado, os atletas russos e bielorrussos poderão competir como neutros, sem usar bandeiras, emblemas ou hinos nacionais.
O presidente do IPC, Andrew Parsons, expressou sua esperança de que, antes dos Jogos Paraolímpicos de 2024, o foco “agora pode ser muito mais no esporte e no desempenho dos atletas paraenses”.
O conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, criticou a decisão do IPC. Ele disse que isso prolongaria a guerra e aumentaria o nível de violência em massa da Rússia na Ucrânia.
Enquanto isso, o Comitê Olímpico Internacional ainda não decidiu se permitirá que atletas russos e bielorrussos participem dos Jogos Olímpicos de Paris.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















